Caminhada

No fim de tarde, caminhar às margens do Nilo é viajar no tempo. Por volta das cinco, quando o calor abrasante oferece uma trégua, centenas de homens, mulheres e crianças sudanesas estendem suas toalhas sobre a grama, acendem seus narguilés, preparam o incenso e descansam.

O ritmo é lento, como o fluir das águas do rio. As margens são ocupadas por pequenas fazendas e cultivos. Enquanto homens caminham ceifando e colhendo, cercados por cabras e cães, garotos jogam futebol, meninas riem arrumando o véu sobre os cabelos. Tapetes árabes vermelhos, brancos e azuis tingem a grama de um painel multicolorido.

Cem anos atrás, tenho certeza, esta cena pouco seria diferente. Como Cartum não dispõe daquilo que o olhar ocidental convencionou chamar de “diversão”, o sudanês possui um modo de vida telúrico, cujo ritmo é ditado pela natureza, pelas preces diárias. Não que a cidade não seja uma metrópole, ao contrário: os táxis e riquixás que circulam velozes pelas ruas e avenidas são prova disso. Mas, ao fim de todo dia de trabalho, os jardins e parques públicos são povoados por uma multidão festiva.

Ao vê-los, lembro-me de meus avós, relembrando a juventude, rememorando o tempo em que o rio da vida corria sereno. Lembro-me de um Brasil – do interior, das pequenas cidades de meu país – ao olhar para estes homens, crianças e mulheres felizes à beira do Nilo.

Anúncios

Sobre krishnamonteiro

Diplomata brasileiro servindo no Sudão.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Caminhada

  1. Bom! Como deve ser bom ver o Nilo, ah inveja!

  2. Acho que grande parte da humanidade, talvez uma quase-maioria, ainda vive em ritmos que nós, obcecados pelo tal progresso, consideramos “pré-modernos”. Islamabad não tem um grande rio, mas o passatempo geral é simplesmente sentar-se em parques e praças, contemplar o descer do sol e, no máximo, jogar críquete – isso entre uma reza e a seguinte.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s