Cartum

Adoro estar em Cartum.

Ser diplomata em um país com essa complexidade é um orgulho e um privilégio. E o melhor, é divertidíssimo!

Naturalmente, todos podem imaginar que não é uma cidade para quem só pensa em conforto. O calor é de matar (40 a 50 graus), o clima é super seco e ainda falta muita infra-estrutura. O trânsito é caótico, a internet é lenta e ocorrem picos de eletricidade com razoável freqüência.

Tampouco seria atrativa a quem busca baladas, pois não há boates, casas noturnas, nem barezinhos. E, para meu desencanto, também não há casas de dança de salão. Ainda assim, é um lugar que fascina a quem chega com olhos limpos de preconceito.

Os sudaneses são extremamente solícitos e acolhedores. A alegria e a boa vontade transparecem no olhar, no falar e no jeito de tratar o estrangeiro. Costumo ouvir coisas como: “poxa, sua visita fez o meu dia. Estou super feliz”. É muito gostoso ser recebida assim.

Quem acompanha os jornais sabe que a situação política do Sudão é complexa. Ainda assim, em Cartum, a vida é tranqüila. Ocorre algo parecido com o cidadão em Brasília que lê sobre o conflito no Morro do Alemão e, indignado, continua o jantar. Claro que, como diplomata, faço um pouco mais do que isso, mas o nível de segurança é o mesmo.

Na verdade, às vezes, gostaria de ter mais oportunidades de aproximar-me das regiões com problemas, para ter uma opinião produzida “in loco”, sem intermediários. Quando conseguimos fazer isso, ajudamos o Brasil e o Brasil pode ajudar o povo sudanês.

Esse é um pouco do encantamento que quero transmitir nesse blog. Acho a iniciativa maravilhosa e agradeço ao Thomaz por implementá-la. Aos poucos, quero compartilhar a surpresa de um Rabub, o receio dos buracos nas ruas, o desafio da saudade, o choque cultural, etc.

Comecei brincando com o jeito de dançar dos sudaneses, pois é algo muito marcante aqui. Todo lugar tem música e eles sempre dançam daquele jeitinho, estalando os dedos. Estalar os dedos na direção de uma pessoa também significa homenageá-la. Dedinhos estalando para os sudaneses.

Sobre Márcia Canário

Diplomata brasileira servindo em Cartum.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

16 respostas para Cartum

  1. Paulo disse:

    Olá. Fiquei feliz por descobrir esse blog, ao ler um jornal. Sempre quis trabalhar nessa área, mas devido ao fraco estudo e pouca disponibiliade de recursos, não pude me empenhar mais. Fico feliz que vocês do Blog estejam compartilhando as experiências. Felicidade para todos.

  2. José Mário Ribeiro Silva disse:

    Da mesma forma que o colega acima descobri esse blog. Quero, futuramente, ser colegas de profissão de vocês e, com isso(blog), auxilia-me muito a perceber os altos e baixos da prestigiada e glamurosa carreira de diplomata. Parabenizo-os pela iniciativa e, concordando com o MRE, GENIAL!

  3. Dedos estalados pra você por esse post adorável, Marcinha!

  4. Muito boa a inciativa do Blog. Mais que a formalidade diplomática, vocês tem aqui a realidade pessoal e profissional de cada um. Diria, uma diplomacia mais descolada. Parabéns a todos e sucesso no trabalho de cada um.

  5. Flavielle Morais disse:

    Oi amiga,
    Como sempre, uma adoravel escritora! Sei que vc nao poderia estar em lugar melhor.
    Um abraço forte.

  6. Gabriella Campos disse:

    A cada post que leio fico mais encantada com o blog e tenho certeza de que essa é a profissão que quero seguir! Parabéns a todos os colaboradores.

  7. Carolina disse:

    Adorei este post; obrigada por compartilhar!!!

  8. Quase todo mundo já quis ser diplomata, e essa profissão é realmente invejável, mormente por causa das maravilhas que se diz dela e de como se é bem tratado nesses lugares como, por exemplo, o Sudão. Mas infelizmente quem passa dos 45 no Brasil não pode mais sonhar com muita coisa.

  9. Guest disse:

    Caro Eduardo, veja esse vídeo com o jovem diplomata Maurício, de 49 anos: http://www.youtube.com/mrebrasil#p/u/18/dIiDyO7Ff5o

  10. Gustavo disse:

    Oi Marcinha! Continue postando seus relatos, esterei sempre curioso para lê-los. Beijos. Fávero.

  11. Bruna Moresco disse:

    Olá Márcia! Tenho 15 anos e quero ser uma diplomata. O que você me sugere para obter sucesso neste desejo? Qual a melhor faculdade? Já estudo inglês e espanhol. Enfim, agradeceria se pudesse me dar estas dicas. Att. Bruna Moresco.

    • Olá, Bruna. Se você quer mesmo ser diplomata, acho que a coisa mais importante a dizer é: estude e seja disciplinada e perseverante. Ficarei feliz em tê-la como colega. Boa sorte!

      • Bruna Moresco disse:

        Márcia, obrigada por me responder. Como fazes para não sentir tantas saudades do Brasil? Obrigada.

  12. Julia Espeschit disse:

    Gente, estou simplesmente encantada com o blog. Descobri hoje sem querer e não consigo parar de ler.
    É um grande sonho meu poder participar e vivenciar algumas dessas estórias… Só tenho um pouco de medo da saudade e da solidão…
    Um grande beijo, com muito carinho, pra todos os diplomatas brasileiros espalhados nesse mundão de meu Deus.

  13. Simone Sissa disse:

    Olá Márcia,
    Seus relatos aqui no blog são sensacionais, de lingagem bem clara e com muitos sentimentos transmitidos !!! Depois de me formar em turismo e teologia, e virar micro empresária, estou apaixonada por essa carreira, já que meus laços com o ¨servir ao proximo¨ é bem forte ! tenho paixão por ajudar ao proximo, sempre estive envolvida em projetos sociais e missões, não esqueço do dia em que completei meus 18 anos comemorando entre presos de uma colonia penal agrícula…dentre muitas outras histórias !
    Iniciei 2013 com novos projetos e um deles é o foco no IRBr, estou estudando sozinha, pois em Curitiba ainda não abriram as inscriçoes para o curso preparatorio. Estou focada apesar de ter que dividir meu tempo com a empresa, mas acredito na minha capacidade ! Entre os momentos de descanso dos estudos aproveito para ler os posts e fico encantada com as diversas experiências ! Estou torcendo por cada um e com o enorme desejo de estar entre vocês podendo compartilhar tambem dessas experiências !!!
    Grande abraço,
    Futura diplomata: Simone

Deixe seu comentário

